Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

quinta-feira, 19 de maio de 2011

T4F Entretenimento abre capital na bolsa de valores

A Time For Fun Entretenimento S.A. (T4F), maior empresa de entretenimento ao vivo da América do Sul e a 3ª maior do mundo em número de ingressos vendidos e performados em 2010, que trouxe atrações internacionais para o Brasil, como U2, Madonna e Coldplay abriu seu capital na bolsa de valores no dia 13 de abril deste ano.

O diretor presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, parabenizou a T4F pela iniciativa, reforçando a importância de a sexta empresa a estrear na Bolsa em 2011 vir de um segmento novo para o mercado de capitais: o setor de produção de eventos.

A T4F pretendia aplicar 70% dos recursos arrecadados com a oferta primária em ativos permanentes como a aquisição de casas de espetáculos e empresas e construção de novas casas de espetáculo (20%).


Na última semana, dia 12 de maio, a T4F divulgou os primeiros resultados do primeiro trimestre de 2011 e a comparação com o primeiro trimestre de 2010. Duas demonstrações financeiras apresentadas pela empresa nós já estamos familiarizados, são elas o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).










Com essas demonstrações financeiras somos capazes de descobrir alguns índices financeiros.

Os índices financeiros são ferramentas que possibilitam a comparação entre empresas diferentes em determinado período. Um índice importante para qualquer empresa é o retorno do capital próprio (ROE) que mede o desempenho do investimento dos acionistas durante o período. Uma vez que o objetivo de qualquer empresa é gerar lucro aos acionistas o ROE é a verdadeira medida de desempenho em termos de lucro.

O ROE pode ser decomposto em três elementos: eficiência operacional, eficiência no uso de ativos e alavancagem financeira, esta relação é chamada de Identidade Du Pont. No primeiro trimestre de 2011 o ROE da T4F foi de 0,008%. Um ROE baixo pode significar que a empresa está com dificuldades em termos de eficiência operacional ou no uso dos ativos, mas pode alavancá-lo por meio do aumento de seu endividamento. Neste caso, no entanto, não é possível saber qual é o desempenho real dos investimentos da empresa uma vez que os índices financeiros são ferramentas de comparação e, portanto só podem ser considerados baixos ou altos em relação aos que são apresentados por outras empresas do mesmo setor. Além disso, uma análise dos índices por um período maior de tempo é importante antes de tirarmos conclusões acerca do comportamento da empresa.

Relacionando as demonstrações financeiras do primeiro trimestre de 2010 e 2011, a T4F avaliou também a variação do seu lucro líquido, do capital de giro, e de seu patrimônio líquido. Vale a pena ver na integra!

http://ri.t4f.com.br/timeforfun/web/arquivos/T4F_Resultados_1T11_Portugues.pdf

Como calcular o ROE ?

a)O giro do ativo total é uma medida de gestão de ativos que descreve quão eficiente ou intensivamente a empresa utiliza seus ativos para gerar vendas.

Giro do = __Vendas___
Ativo total Ativo total

Giro do = __82,1____ = 0,16 vezes
Ativo total 520,7

Isto que dizer que para cada real de ativos, geramos 16 centavos de vendas.

b) A margem de lucro é uma medida de rentabilidade que descreve o quão eficiente a empresa utiliza seus ativos para gerar lucro.
Margem de lucro = Lucro líquido
Vendas
Margem de lucro = ___0,9___ = 0,01 %
82,1

Em outras palavras, para cada real de venda a T4F gerou 0,01 real de lucro.


c) O multiplicador de capital próprio diz respeito ao grau de alavancagem financeira, isto é seu nível de endividamento.

Multiplicador de = _____Ativo______
Capital próprio Patrimônio líquido

Multiplicador de = __520,7_ = 4,97 vezes
Capital próprio 104,7

d) o ROE pela Identidade Du Pont?
ROE = 0,01 x 0,16 x 4,97
ROE = 0,008 %

4 comentários:

  1. Carol!

    Uma verdadeira aula de Balanço Patrimonial! haha..
    Não sabia que a T4F estava entrando no mercado financeiro.. Realmente é uma grande empresa que está entrando no mercado com tudo !! Esses grandes shows são uma confirmação disso! Espero que venham mais!

    ResponderExcluir
  2. Assim que gosto, hehe realmente uma excelente exposição de conceitos, trazendo um caso tão atual de mercado, para ser debatido na academia.
    E aí será que vai dar certo essa abertura da T4F? Esse ROE aparentemente baixo, como a Carol colocou, na verdade é referente a apenas 3 meses, tem muito o que melhorar, e tem tempo pra isso.
    Embora ainda seja cedo para o investidor ter uma grande confiança de que se trata de um bom investimento, o setor de shows e eventos familiares tem se desenvolvido muito bem, sobretudo no Brasil.
    Quem pretende seguir esta área profissionalmente, está ai uma grande empresa para se construir carreira.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver aplicados os conceitos que estudamos. Dá materialidade ao assunto! Parabéns Carol!

    ResponderExcluir
  4. Prova de GFII chegando, nada como uma aula cola aqui pelo blog! Com o exemplo da T4F, fica bem mais prático o estudo.. rs! Vou esperar as próximas colas hahaha

    ResponderExcluir