Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Benefícios e Desafios advindos dos Megaeventos que Ocorrerão no Brasil


     
        Através dos Megaeventos que serão realizados no Brasil nos próximos anos teremos a oportunidade de criar benefícios para as cidades que vão sediá-los, de modo que será possível uma grande melhoria em diversas áreas de forma mais rápida e com a ajuda de novos grandes investimentos que passaram a surgir. Dentre essas áreas existem três que serão as que mais vão lucrar com esses investimentos: a de indústria de construção; a de turismo, hotelaria e lazer e a de transporte aéreo e infraestrutura portuária.

    Por serem diretamente relacionadas a esses Megaeventos essas áreas serão as que mais terão investimentos, tanto dos setores privados quanto do Governo Federal e local, o que resultando no recebimento de uma atenção especial em projetos que já eram prioridades antes mesmo da confirmação dos jogos.

       De acordo com pesquisas realizadas pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, os impactos econômicos advindos das Olimpíadas em 2016 serão multiplicados cerca de quatro vezes até 2027, o que geraria mais de R$ 100 bilhões para o país de modo geral (dinheiro que viria não somente dos investimentos privados e públicos, como também dos gastos de turistas por todas as cidades).

       Já foi comprovado que haverá um enorme crescimento no número de turistas estrangeiros chegando no país não só na Copa de 2014, como também em 2013 com a chegada do Papa Bento XVI para a 28ª Jornada Mundial da Juventude e com as Olimpíadas de 2016. Contudo o fluxo de pessoas pelo país não será somente de estrangeiros, havendo também brasileiros que acompanharão os jogos em outros estados e que viajaram para ver de perto o Papa em sua primeira visita ao país.

      Os benefícios citados não são somente monetários, eles também envolvem questões como componentes que podem ser associados tanto a questões de curto prazo, como a criação de empregos, transporte, mais segurança, entretenimento, desenvolvimento do esporte e impactos econômicos que resultam dos eventos, quanto questões de longo prazo, como turismo, infraestrutura, logística, moradia, criação de áreas para a prática de esporte, meio ambiente e podendo também ser extendida até mesmo exportações, que são altamente necessárias para os países não só durante os eventos, como também depois deles.

       Apesar de haver um consenso no que se relaciona ao fato de que os Megaeventos serão o gatilho para a criação de diversas oportunidades ainda há um questionamento sobre a importância de um planejamento bem feito e do cumprimento dos prazos, já que será a partir deles que o sucesso dessa empreitada terá uma maior garantia e também o legado deles.

       Conclui-se que tais eventos pedem um alto nível de planejamento, que feito de forma antecedente aos mesmos, e realizados de forma consciente e precisa não trarão futuros problemas, fazendo com que a realização dos eventos transcorra de forma normal e de acordo com as normas e exigências internacionais. Mais do que isto, é preciso saber da importância de tais eventos para a comunidade local, na forma de legado, atendendo assim ao interesse das diversas camadas da esfera da sociedade.

Mariana Barata Meireles Braga - monitora Viagens Técnicas: ensinando, aprendendo e apreendendo o espaço turístico brasileiro



REFERÊNCIAS 






Nenhum comentário:

Postar um comentário