Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A ASCENSÃO DO TURISMO DE EXPERIÊNCIA E O INCENTIVO DO MINISTÉRIO DO TURISMO PARA COM ESSE TIPO DE TURISMO





  



Na atualidade uma das tendências que tem se apresentado com certa relevância e inclusive promovido a dedicação de estudiosos é a questão da alteração do conceito de consumo. Hoje os turistas apresentam maior seletividade em relação aos serviços que consomem gerando uma demanda pela intensificação das experiências como uma das formas de satisfação pessoal e profissional.
O turismo de experiência apresenta características que vão além do aspecto econômico, avançando no plano social, psicológico e afetivo. Envolve relações anticonvencionais, de parcerias, de interações simbólicas, de confiança, de hospitalidade e principalmente na cumplicidade em seus propósitos.
 Além disso, é válido ressaltar que nas viagens as relações de hospitalidade que se estabelecem entre grupos pertencentes a diversas culturas é um dos resultados do turismo de experiência e consequentemente da atividade turística. Logo, a partir do momento que tal atividade se desenvolve dentro de padrões de respeito há o acolhimento e surgimento de laços de proximidade.
Desse modo, os órgãos governamentais ligados ao turismo vêm percebendo o potencial desse tipo de turismo, além de certa mudança no perfil dos turistas, agora mais críticos e interessados em adquirir experiências memoráveis. Com isso, em 2006, o Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), e Instituto Marca Brasil  desenvolveu e implantou no Brasil o projeto Tour da Experiência em 8 municípios da Região da Uva e Vinho, localizado no Rio Grande do Sul.
Esse projeto pretende estruturar e aplicar em empreendimentos turísticos de micro e pequeno portes o conceito de Economia da experiência, tendo como referência as teorias defendidas por Jensen (1999) em “A sociedade dos Sonhos” e por Pine e Gilmore (1999) em “A economia da Experiência”, fazendo assim com que os produtos oferecidos por esses sejam fortalecidos e inseridos em novos mercados.
Em 2008 a parceria entre MTur, SEBRAE Nacional e Instituto Marca Brasil implantou  o projeto em mais 4 destinos: Costa do Descobrimento-BA, Petrópolis-RJ, Bonito-MS e Belém-PA. Atualmente, há 11 empresas que participam desse projeto, 1 localizada em Belém, 3 em Bonito, 1 na Costa do Descobrimento,  2 em Petrópolis e 4 na Região da Uva e Vinho.
  Dentre as que estão localizadas no Rio de Janeiro, ambas vendem outros tipos de produtos, não atendendo somente o público interessado no turismo de experiência.  A Imperial Tour oferece pacotes turísticos pelas serras cariocas e a Ziontur oferece pacotes nacionais e internacionais, além de operar no segmento receptivo. Há dois roteiros desenvolvidos especificamente para o turismo de experiência em Petrópolis: Sonho Imperial e Desbravadores. Entre algumas experiências propostas estão a observação de astros e estrelas no Observatório Imperial, acompanhado de um jantar temático inspirado na culinária Imperial do século XIX, e a visita à Casa do Ipiranga, que hoje é um Centro Cultural e contém diversas atividades, como, teatro, exposições entre outras coisas.

Outra empresa que trabalha com esse segmento no Rio de Janeiro é a Soul Brasileiro, que desenvolve tours e projetos sociais pela cidade. Os tours focam áreas como gastronomia e cultura, história da cidade, trilha ecológica e favela tour. No segmento de culinária, por exemplo, é possível visitar a tradicional feira de Copacabana, dirigir-se a um estúdio de culinária e fazer moqueca baiana com a supervisão e dicas de uma chef carioca. Enquanto o prato é preparado, é possível beber caipirinha e batida de coco.
Seus projetos sociais são realizados com o apoio de voluntários, empresas e instituições em benefício das comunidades. Um desses projetos tem como objetivo oferecer a alguns moradores da favela da Babilônia um curso que os capacite serem guias locais.
Portanto, percebe-se que o turismo de experiência é bastante promissor e está ganhando cada vez mais espaço em nosso país. Logo, profissionais conscientes podem contribuir muito para o desenvolvimento desse tipo de turismo, e consequentemente para a atividade turística, com um planejamento adequado capaz de provocar um desenvolvimento sustentável nas regiões onde o turismo de experiência é praticado. Além disso, é importante um monitoramento por parte dos órgãos governamentais envolvidos com o fenômeno turístico, para que a comunidade local e as empresas do setor tenham êxito na prestação e oferta de serviços turísticos ligados ao turismo de experiência.  

Amanda Nascimento – Monitora de Agenciamento e Operação do Turismo I e II

Flora Bittencourt – Monitora de Hospitalidade e Fundamentos Teóricos do Turismo e da Hospitalidade

REFERÊNCIAS

IMPERIAL TOUR. Disponível em: <http://www.imperialtour.com.br/> Acesso em: 24 ago. 2012.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/regionalizacao_turismo/economia_experiencia.html>. Acesso em: 23 ago. 2012.

PANOSSO, Alexandre; GAETA, Cecília. Turismo de experiência. São Paulo: Senac, 2010.

SOUL BRASILEIRO. Disponível em: <http://soulbrasileiro.com.br/roteiros-personalizados/>. Acesso em: 23 ago. 2012.

TOUR DA EXPERIÊNCIA. Disponível em: <http://www.tourdaexperiencia.com/>. Acesso em: 23 ago. 2012.

ZIONTUR. Disponível em: <http://www.ziontur.com/>. Acesso em: 24 ago. 2012.



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