Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os Novos Turistas



Sabe-se que o turismo é considerado supérfluo na escala de necessidades do indivíduo (para mais detalhes, leia a Teoria das necessidades humanas de Maslow). Seu produto somente será consumido após termos satisfeito as necessidades primeiras, tais como, alimentar-se, vestir-se e etc. Portanto, uma pessoa ou família, conforme cresce sua renda, começa a usufruir de outros serviços e bens até então não contemplados por seu orçamento.

Segundo o ministro Luiz Barreto, “um alargamento do mercado de consumo do país com a entrada de mais de 20 milhões de brasileiros na classe média refletiu no aumento do número de viagens nos últimos dois anos".

A recuperação econômica, o aumento da confiança do consumidor, a desvalorização do dólar em relação ao real (o que, como já visto em posts anteriores, barateia os pacotes turísticos) e as facilidades de financiamento são os principais responsáveis pelo fenômeno, que faz com que a classe C consiga encaixar viagens em seu orçamento.



A companhia aérea TAM, por exemplo, anunciou uma parceria com o Itaú Unibanco para financiar passagens em até 48 vezes. De acordo com a companhia, a nova parceria tem o objetivo de trazer para aviação civil pessoas que hoje estão habituadas a fazer viagens de longa distância de ônibus.

Já a GOL abriu sua primeira loja com a bandeira Voe Fácil no Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, reduto de comércio popular de São Paulo. Por meio do programa, o cliente pode parcelar viagens em até 36 vezes. A renda mínima para se obter o cartão, de acordo com a empresa, é de um salário mínimo.

Enquanto isso a Caixa Econômica Federal firmou parceria com a Associação de Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) prevendo o financiamento de pacotes turísticos em até 24 meses, com valor máximo de R$ 10 mil por pessoa. O crédito faz parte do programa Crediário Caixa Fácil Turismo.

"As empresas do segmento de turismo, afinadas com o crescimento do poder de consumo das classes C e D, podem oferecer a esse público novas opções de lazer com formas de pagamento adequadas ao seu orçamento", destacou a instituição. Segundo dados do Ministério do Turismo, o banco responde por 63% do volume de recursos dos bancos oficiais direcionados para o setor.

"Depois da troca da geladeira e do fogão, a viagem com a família é o novo sonho possível do brasileiro", diz Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração da CVC, o maior grupo empresarial do setor na América Latina.

Neste cenário, gestores de empresas e destinos turísticos deverão repensar suas estratégias administrativas, tendo em vista o perfil de gastos e consumo destes novos turistas.


Referências:

Classe C dá fôlego ao crescimento do setor de turismo

TAM parcela em até 48 vezes e Gol abre loja para conquistar a classe C

Caixa faz acordo com agências do interior de SP para financiar viagens

MASLOW, A. Motivation and Personality, 2 ed., Harper & Row, 1970.

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