Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Brazil is Calling You

Para um destino turístico ser bem sucedido, é preciso atrair, atender bem e gerar uma repercussão positiva para o turista. Assim, as estratégias de marketing são fundamentais ao se falar em gestão de um destino. A figura abaixo, elaborada por Petrocchi, mostra as etapas de comunicação de um Destino Turístico.

ETAPAS DE COMUNICAÇÃO DO DESTINO DE TURISMO (COM BASE NO CONCEITO AIDA)

As estratégias devem ser estabelecidas para cada mercado emissor selecionado

Informar sobre a existência do destino;

Fazer compreender/ posicionar o destino;

Motivar. Despertar o desejo da visita;

Induzir a compra dos pacotes turísticos;

Repetir a visita e recomendar a terceiros.

Fonte: PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, p. 284

De acordo com Petrocchi, “a promoção do destino deve ser alinhada às estratégias de marketing estabelecidas no planejamento estratégico, como a seleção de mercados geográficos, o destaque das vantagens diferenciais e a divulgação dos produtos do destino.” (2009, p. 285)

Pensando na Copa do Mundo 2014, a EMBRATUR lançou o canal Visit Brazil no Youtube com vários vídeos promocionais para divulgar o país. Ao fim da última Copa foi apresentado o vídeo “Brazil is calling you”. Vale a pena conferir:

O posicionamento de mercado e a divulgação da marca são aspectos importantes no planejamento de um destino turístico. Espera-se, entretanto, que o sucesso da marca e da imagem do país vá além de campanhas publicitárias (área em que temos méritos reconhecidos) e que não corramos o risco de oferecer um produto além da nossa realidade.

Ressalta-se que “durante a permanência no destino, o visitante buscará confirmar as expectativas criadas pelas mensagens promocionais que recebeu. As promessas de satisfação e as horas da verdade representam um ciclo de relações entre o destino e o turista” (PETROCCHI, 2009, p. 285). O que se espera é que as expectativas criadas por essas imagens sejam atendidas e que o turista, além de conhecer belos cenários, conte também com uma infraestrutura adequada e serviços de qualidade para que viva uma boa experiência no país.


Fonte: PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009

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