Para um destino turístico ser bem sucedido, é preciso atrair, atender bem e gerar uma repercussão positiva para o turista. Assim, as estratégias de marketing são fundamentais ao se falar em gestão de um destino. A figura abaixo, elaborada por Petrocchi, mostra as etapas de comunicação de um Destino Turístico.
ETAPAS DE COMUNICAÇÃO DO DESTINO DE TURISMO (COM BASE NO CONCEITO AIDA) | |
As estratégias devem ser estabelecidas para cada mercado emissor selecionado | Informar sobre a existência do destino; |
Fazer compreender/ posicionar o destino; | |
Motivar. Despertar o desejo da visita; | |
Induzir a compra dos pacotes turísticos; | |
Repetir a visita e recomendar a terceiros. |
Fonte: PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, p. 284
De acordo com Petrocchi, “a promoção do destino deve ser alinhada às estratégias de marketing estabelecidas no planejamento estratégico, como a seleção de mercados geográficos, o destaque das vantagens diferenciais e a divulgação dos produtos do destino.” (2009, p. 285)
Pensando na Copa do Mundo
O posicionamento de mercado e a divulgação da marca são aspectos importantes no planejamento de um destino turístico. Espera-se, entretanto, que o sucesso da marca e da imagem do país vá além de campanhas publicitárias (área em que temos méritos reconhecidos) e que não corramos o risco de oferecer um produto além da nossa realidade.
Ressalta-se que “durante a permanência no destino, o visitante buscará confirmar as expectativas criadas pelas mensagens promocionais que recebeu. As promessas de satisfação e as horas da verdade representam um ciclo de relações entre o destino e o turista” (PETROCCHI, 2009, p. 285). O que se espera é que as expectativas criadas por essas imagens sejam atendidas e que o turista, além de conhecer belos cenários, conte também com uma infraestrutura adequada e serviços de qualidade para que viva uma boa experiência no país.
Fonte: PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário