Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Palestra Finanças Pessoais - Bovespa

No último dia 20 de outubro tivemos a presença do palestrante Mauro Salerma, da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que falou com os alunos de Gestão Financeira sobre o tema Finanças Pessoais.

Dentre os assuntos abordados, o professor Mauro destacou a importância da poupança e do planejamento financeiro para o profissional de qualquer área. Frisou que a Educação Financeira, diferentemente da Educação Formal que se aprende nas escolas e universidades, ainda é muito negligenciada até mesmo por profissionais de alta qualificação. Muitas vezes, mesmo com um alto salário, o profissional não consegue administrar bem suas contas e suas dívidas, e acaba refém dos altos juros e de outras despesas desnecessárias, que consomem por inteiro o resultado de um mês de trabalho duro.

Algumas questões apontadas pelo palestrante foram o consumismo desmedido na sociedade que vivemos, além da facilidade que o “dinheiro de plástico” (cartões de crédito) proporciona, permitindo que pessoas gastem hoje uma quantia que elas ainda não possuem. Como forma de minimizar esses impactos, Mauro sugere uma autoreflexão composta por três perguntas básicas que devem ser feitas na eminência da compra de determinado bem ou serviço: 1- “Eu preciso?”, 2-“Eu posso?” e 3-“Tem que ser agora?”; questionamentos que segundo o profissional de finanças, podem evitar muitos gastos desnecessários gerados pelo impulso do consumismo.

O professor apresentou ainda os investimentos no Mercado de Ações como uma forma viável de complementação de renda, para pessoas dispostas a assumir certo grau de risco, além ainda, da possibilidade de investir em títulos da Dívida Pública, que são mais seguros, ideal para investidores mais conservadores.

A contribuição do professor Mauro foi muito significativa, em especial aos alunos de GF2 que começam a estudar o Mercado Financeiro, pois nos permitiu observá-lo por um outro lado, ou seja, sob o ponto de vista do investidor individual. Enquanto estudamos em sala as Finanças Corporativas, que nada mais são do que as empresas recorrendo ao Mercado Financeiro para captar recursos que financiem seus investimentos, a palestra da Bovespa nos permitiu analisar como essa dinâmica funciona na “outra ponta”, ou seja, o investidor em busca das ações mais rentáveis negociadas na Bolsa, como forma de complementar sua renda pessoal.

Outra contribuição muito valiosa para o Turismo é perceber o quanto nós, que trabalhamos nesta área, somos dependentes de que as pessoas tenham uma grande preocupação com suas Finanças Pessoais. Conforme já abordado anteriormente neste blog, o Turismo, segundo Maslow, não se encontra entre as necessidades básicas do Homem, sendo, por esse motivo, uma das primeiras despesas cortadas pelas famílias quando o orçamento aperta.

E aí, vamos poupar?

Referências:

Cursos Bovespa

MASLOW, Abraham H. A theory of Human Motivation. 1943. Disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário