Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Concurso Público da Embratur. Cadê o turismólogo?

Após quase sete meses de divulgação - e muita ansiedade - foi lançado na última segunda, dia 08 de novembro, o edital do primeiro concurso público da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

A Embratur é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Teve sua atribuição direcionada exclusivamente para a promoção internacional a partir de 2003, com a criação do Ministério do Turismo.

Mas, por trás dessa boa notícia divulgada sobre o concurso, infelizmente há uma grande polêmica. Segundo o edital, serão disponibilizadas 35 vagas para o cargo de técnico especializado.

Provavelmente, vocês, leitores, estão agora se perguntando: técnico especializado em quê? Turismo? Bem, se esse ‘especializado’ estiver relacionado à especialização acadêmica do candidato, posso te responder: técnico especializado em qualquer coisa!

Diante da boa notícia do primeiro concurso, fica a indignação pela não destinação das vagas aos bacharéis em Turismo. O Instituto disponibilizará 35 vagas para Técnico Especializado com nível superior, sem definição de atribuição na portaria.

Antes de sair o edital, já tinha ouvido boatos e lido diversos protestos na internet. Pensava “será que realmente a Embratur não iria dedicar suas primeiras vagas de concurso aos turismólogos?” e não conseguia acreditar. Tente pesquisar no Google as palavras-chave: concurso – Embratur – turismólogo. Você verá muitos resultados: sites cheios de depoimentos dos bacharéis em turismo – e por que não dizer, turismólogos – completamente indignados com o descaso do Governo. Eles se perguntam: Se nem a Embratur e o Ministério do Turismo (que também abriu concurso recentemente, sem vagas destinadas a turismólogos) valorizam esses profissionais, quem o fará? E um ainda mais revoltado com a situação escreveu: “Acho que eu deveria ter feito engenharia, quem sabe assim eu conseguiria trabalhar com turismo”.

A alegação de muitos para a inexistência da destinação de vagas aos bacharéis em turismo é a – ainda - não regulamentação da profissão. Sabemos que a profissão “turismólogo” não é regulamentada, mas isso não impediu que outros concursos públicos fossem direcionados a este profissional. E ainda que este 'termo' não fosse usado, a exigência de nível superior completo em turismo poderia ser um requisito para os candidatos.

Mas, caro colega, nem isso foi solicitado! Para os cargos mais parecidos com a nossa futura profissão, o tal técnico especializado, é exigido nível superior em qualquer área de conhecimento! Pelo visto, o turismólogo que comentou no site está correto. Talvez se ele fosse um engenheiro, sem conhecimento algum sobre o fenômeno turístico, poderia obter ótima nota no concurso e assumir um cargo de supervisão dentro da Embratur!

Para os outros cargos abertos, como administrador e economista, é exigido ensino superior completo em sua área. Nada mais certo: para trabalhar na Diretoria de Administração e Finanças da Instituição, é completamente lógico que se exija pessoas formadas em administração e economia. Mas por que para trabalhar com a promoção e comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos do País não é exigido que o candidato seja formado em turismo?!

Ainda preciso ressaltar, para minha maior indignação, que segundo o site oficial do Ministério, o objetivo principal destes concursos é construir um quadro de servidores reforçado e adequado para os futuros desafios do País, como a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Será que um médico que passe neste concurso estará mais preparado e será mais adequado que um bacharel em Turismo, que passou anos estudando o fenômeno e o mercado turísticos?

De qualquer forma, para quem se interessar, as inscrições começaram ontem e vão até o dia 20 de dezembro. Abaixo, o link para o edital:

http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/noticias/todas_noticias/Noticias_download/Edital_-_embratur.pdf

Boa sorte! E que nós possamos fazer a diferença!



Referências:

http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20101105-6.html

http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/embratur/

http://www.concursos-abertos.org/concurso-do-ministerio-do-turismo-2010/

2 comentários:

  1. Sem dúvida Carol, isso é absurdo!
    Nós tentamos de várias formas valorizar a nossa profissão, valorizar nosso curso(que até dentro da faculdade só está começando a ganhar espaço agora depois de quase 10 anos de existência). E vem um órgão PÚBLICO DO TURISMO e simplesmente, em termos xulos (desculpem), "caga" para a nossa dedicação ao aprendizado dessa atividade e sem dúvida nosso MELHOR preparo para exercê-la.

    Deixo aqui minha total indignação e protesto!!!

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. Participei do concurso... sou turismólogo e licenciado em letras/espanhol, assim o cargo de técnico especializado me caiu como uma luva - embora esteja aguardando o resultado da redação e o que vai acontecer com o corte no orçamento (Dilma). Nem merece comentários a exclusão do turismólogo... ridículo equiparar nossa condição com a de qualquer curso superior.

    ResponderExcluir