Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A fotografia como arte

A imagem clichê que mais representa o turista é do sujeito sempre com um câmera pendurada no pescoço, preparada para tirar fotos a qualquer momento. De fato, a fotografia é a forma que o turista encontra de tentar "congelar" o momento da sua visita. O que dizer, por exemplo das famosas fotos "segurando a Torre de Pizza"! A fotografia na história da arte, inovou o conceito da pintura moderna, fazendo com que a pintura acadêmica – que seguia as normas clássicas de representação da realidade – parecesse defasada. Agora era a fotografia captava o instante, não mais a pintura. Os artistas impressionistas, entendendo que não poderiam concorrer com a aproximação da realidade da fotografia, passam a querer apresentar a "pintura como pintura". Eles se distanciam do objeto e se interessam apenas pelo fazer artístico. O movimento se intutila impressionismo a partir da obra de Monet, "Impressão, nascer do sol". A técnica pictural considerada "desleixada", era não só rápida, como permetia um tipo de representação que correspondia à impressão natural visual.

Impressão, nascer do sol. Claude Monet, 1872

A fotografia, descoberta em meados dos anos trinta, desempenhou importante papel para os impressionistas. Enquanto muitos pintores acadêmicos entravam em conflito, alegando que os fotógrafos não eram artistas, os impressionistas recebiam muito bem a nova técnica.


O filosófo da Escola de Frankfurt, Walter Benjamin em seu ensaio A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, discute a relação da fotografia com a perda do valor de culto da obra de arte. Para ele, muito foi falado sobre a questão de saber se a fotografia era arte ou não, mas, o que era interessante indagar era se a sua invenção não havia alterado a natureza da própria arte. Após a criação da fotografia houve um refuncionalização da arte que se emancipou da sua aura - espécie de poder divino da obra - a partir da sua reprodução. Lembrando que, a técnica da fotografia proporciona essa reprodutibilidade.


No turismo a fotografia terá papel fundamental na exposição do destino. Tanto a partir de imagens de turistas - atualmente divulgadas em blogs e fotoblogs - quanto daquelas produzidas para materiais de divulgação. Mesmo que as imagens sejam a tentativa mais fiel de retratar o real, haverá todo um trabalho estético no seu fazer. Assim, a fotografia será uma cópia semelhante a realidade.

2 comentários:

  1. Olá, me chamo Junior, sou estudante do Curso de Turismo do IGEO, UERJ em Teresópolis, muito boa a iniciativa do Blog de vocês.

    Deixo aqui meu contato, para que estejamos em contato, se for do interesse de vocês, faço parte do C.A. aqui em Terê, caso possamos estar fazendo coisas em conjunto, seria ótimo!

    Meu contato é: junior_ropewalker@hotmail.com

    Aguardo contato!

    Até mais,

    Junior

    ResponderExcluir
  2. Bom ano de 2011! Hoje vamos iniciar nossas conferências com várias novidades para o Brasil!
    Com o crescimento cada vez maior do setor de turismo!
    A LGN que já está em mais de 180 países gerando riqueza para várias familias!
    Em dezembro de 2010 completou 1 ano no BRASIL!
    Então venha participar on line, às 21 horas de seg à sexta ( horário de Brasília).
    Entre aqui: http://www.hotconference.com/conference,lgnbrazil
    Dessa forma: C- seu nome - Alessandra Atenção! Sem senha
    Te espero!Será um prazer!

    ResponderExcluir