Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

XIII Semana de Monitoria

É com muito orgulho que, em nome de todos os monitores do curso de turismo da UFF, venho parabenizar o monitor Marcelo Nunes pelo prêmio de melhor projeto de monitoria, na sessão Ciências Sociais Aplicadas II na XIII Semana de Monitoria.

A seleção do projeto de monitoria foi realizada em duas etapas. A primeira, ocorreu na segunda-feira (08/11) com a apresentação de todos os projetos de monitoria do curso de turismo. A banca avaliadora, formada por professores dos departamentos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, selecionou o projeto do Marcelo, monitor das disciplinas Gestão Financeira I e II para representar o departamento de turismo na segunda etapa.

Nessa segunda etapa, realizada hoje (10/11), o projeto de monitoria do turismo competiu com cursos como Administração, Direito, Serviço Social e Arquitetura e Urbanismo, obtendo a primeira colocação.

Em sua apresentação, Marcelo explicou sobre o perfil do curso de turismo, que por ser uma área multidisciplinar ainda conta com poucos professores bacharéis em turismo, e que, a monitoria, por ser uma iniciação à docência, exerce um papel fundamental para estimular a docência em pessoas que serão formadas nessa área.

Relatou também, sobre o desafio de tornar a disciplina Gestão Financeira mais atrativa aos olhos dos estudantes, que, de maneira geral, demonstram certa resistência à disciplinas relacionadas à matemática.

Por isso, durante seu trabalho como monitor, Marcelo buscou incentivar a discussão acerca da disciplina de forma lúdica. Além das tradicionais ferramentas usadas no programa de monitoria (como atendimento ao aluno e elaboração de material didático), tentou trazer as finanças para uma realidade próxima ao aluno. Assim, em breve, será realizado um quizz com perguntas sobre a matéria, foi realizado um ciclo de palestras, foi formado um grupo de estudo, incentivou-se a participação no Desafio Sebrae, além da contribuição ativa do monitor nesse blog. Sua apresentação ainda contou com a torcida em peso dos demais monitores de turismo.

De forma geral, foi possível conhecer algumas boas experiências da prática da monitoria realizada em outros departamentos, que poderão servir, para o nosso curso. Salientamos também, que o nível dos trabalhos apresentados em nosso departamento estavam compatíveis com os trabalhos de outros cursos. Parabéns a todos os monitores!

Ao Marcelo, o nosso agradecimento especial por representar tão bem o nosso curso. Certamente, tal premiação contribuirá para melhorar a visibilidade do curso e nos trará bons frutos.A vitória não foi só sua, mas do curso como um todo.




10 comentários:

  1. Parabéns Marcelo! Por nos representar e, mais ainda: ajudar aos futuros bacharéis em turismo a acreditarem que matemática pode, e é, importantíssima (e bem prazerosa) para os futuros turismólogos! :)

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAA eu já sabia =D, Parabéns Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. É por essas e outras que eu digo: esse é o meu garoto! rsrs...

    Fiquei extremamente satisfeita com o resultado de hoje. Além de ser uma conquista onde todos nós poderemos usufruir dos frutos, se trata da realização pessoal de alguém que eu tenho muita estima, o que me faz duplamente feliz!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Não tenho como deixar de agradecer o imenso apoio de todas as monitoras, que deixaram suas casas nesta quarta feira para prestigiarem a mim e à Faculdade de Turismo, na nossa apresentação no Gragoatá. Valeu meninas!
    Um muito obrigado especial para o professor Osiris, pelo engajamento no nosso projeto desde o início, que teve esse ótimo desfecho no dia de hoje. O mérito é nosso, e não meu.
    Fiquei MUITO realizado com o resultado que nós monitores obtivemos. Acho que foi um passo muito significativo que demos rumo a um maior reconhecimento do nosso curso no cenário da Universidade.
    Estamos todos de parabéns, e que seja o primeiro de muitos títulos para o nosso curso.
    "Prazer somos o TURISMO!"

    ResponderExcluir
  5. Também fiquei muito orgulhosa pelo resultado! Parabéns, Marcelo! Espero que esse seja mais um passo para que a gente esteja mais engajado com a UFF, com o turismo e com a sociedade!

    =]

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, PARABÉÉNS!
    Eu também já sabia! =)

    "Prazer, somos o TURISMO. E morram de inveja!"

    ResponderExcluir
  7. Minha felicidade é enorme e meu orgulho também, como se eu mesma tivesse ganho esse prêmio, mesmo sem ser monitora!!!
    Parabéns mais um vez Marcelo e que nosso curso possa ser reconhecido não só por "chopadas cheias e bombadas" e sim por trabalhos como esse!

    "Prazer, somos o TURISMO e viemos pra FICAR!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu abri minha apresentação no Gragoatá com essa frase Flavitcha: "Prazer, somos o Turismo".
    Acredita? hahaha

    ResponderExcluir
  9. Eu já conheço este cara a muito tempo e ele tem prazer de fazer as coisas bem feitas, próximas do seu limite pessoal. Muito legal o resultado que ele buscou e alcançou. Vencer foi bom? Claro que foi, porém a maior vitória que ele conseguiu foi todo o conhecimento e experiência que acumulou com este trabalho e que espero sirva de estímulo para novas buscas. Parabéns meu filho, vai comemorar que você merece. Beso do teu Pai.

    ResponderExcluir
  10. Keep walking Marcelo walker... ;)

    Estamos dispostos a contribuir com o avanço dessa nossa luta como turismólogos.

    Abraço amigo

    ResponderExcluir