Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O AQUECIMENTO DA HOTELARIA CARIOCA



Nos próximos quatro anos, o Brasil sediará grandes eventos internacionais para os quais espera receber cerca de três milhões de turistas, dos quais dois milhões serão estrangeiros e o outro um milhão de turistas do próprio país, circulando entre os estados (Placar de Hotelaria[1], 2011). Pensando nisso, a rede hoteleira carioca começou a se preparar para receber esta demanda, objetivando comportar esse elevado número de pessoas, com padrão de qualidade internacional.
Figura 1 - Logotipo Oficial da Copa do Mundo no Brasil (FONTE: Portal 2014)

Segundo a Rio Negócios Business[2] (2012), a cidade ganhará oitenta e cinco novos hotéis até 2016, ano das Olimpíadas no Rio. Serão construídos cerca de dezessete mil novos quartos e o total de unidades habitacionais (UH) deve superar a meta estabelecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que é a criação de quinze mil novos quartos na cidade. A cidade do Rio de Janeiro possui, atualmente, cerca de vinte e seis mil quartos (RIOTUR[3], 2012).
Figura 2 - Logotipo Oficial dos Jogos Olímpicos do Brasil (FONTE: Rio 2016)

Conforme informações da RIOTUR (2012), a Prefeitura da cidade vem concedendo incentivos para que novos hotéis sejam instalados, tais como redução de ITBI na aquisição, redução do IPTU na construção e permissão para que áreas comuns do prédio não entrem no gabarito, permitindo assim que se tenha um prédio com mais unidades habitacionais, devido ao código de obras da cidade.
É interessante notar que a hotelaria carioca está sendo ampliada, basicamente, em quatro regiões: a região da Barra e adjacências receberá trinta e oito novos empreendimentos hoteleiros nos próximos anos, de diversas categorias, e possui dois hotéis em expansão; a região de Copacabana (que envolve toda a zona sul) receberá trinta e três novos hotéis e possui três em expansão; a região do Maracanã (que inclui o centro, Porto e Del Castilho), terá doze novos empreendimentos e duas ampliações e, por último, a região de Deodoro que inclui dois lançamentos na Ilha.
Embora alguns desses novos hotéis sejam de administração familiar, a grande maioria deles é fruto do investimento de redes hoteleiras internacionais na cidade, como no caso da rede Starwood que administra a bandeira Sheraton, e que estuda a possibilidade de criar um hotel design no Rio de Janeiro, também de olho nesses grandes eventos que acontecerão na cidade (Rio Negócios Business, 2012).
Figura 3 - Logotipo da Marca Starwood (FONTE: Portal da Rede Starwood)

Também já licenciado pela prefeitura, o segundo hotel da rede Hyatt está próximo de sua implantação.  Situado na Avenida Lucio Costa, na Barra da Tijuca, região que receberá o maior número de novos hotéis, por conta da proximidade com estádios que serão palcos dos Jogos Olímpicos (Rio Negócios Business, 2012).
 A maior exceção talvez seja a rede Windsor, pois é uma rede hoteleira com capital exclusivamente nacional, que conta hoje com onze hotéis na cidade do Rio de Janeiro e com mais dois empreendimentos em construção. A rede foi uma das beneficiadas com os incentivos concedidos pela prefeitura da cidade. Em recente visita técnica promovida pelo Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, a gerente de Recursos Humanos do Hotel Windsor Barra, senhora Tatiana Milito, informou que a Rede Windsor pretende estar com os hotéis prontos até 2014, quando sua maior necessidade passará a ser a mão de obra qualificada. Destacou a importância de se cursar hotelaria nesse momento da história hoteleira da cidade, no qual pessoas capacitadas e comprometidas serão disputadas pelo mercado. Por este motivo, a rede criou uma Escola de Hotelaria, na qual pretende treinar e formar profissionais, visando a captação dos melhores alunos para atuar em sua própria rede.

Figura 4 - Logotipo da Escola de Hotelaria Windsor Brasil (FONTE: Portal da Rede Windsor)

Analisando as datas previstas para inauguração dos hotéis citados, que vão de 2014 a 2016, podemos destacar que este é o momento propício para aqueles que pretendem se qualificar em hotelaria, pois não haverá tempo hábil para o treinamento dos novos contratados e será preciso manter um padrão internacional de produto e de serviço. Para a operação das novas unidades hoteleiras previstas, estima-se a abertura de cerca de quarenta mil novos postos de trabalho (Rio Negócios Business, 2012), entre eles recepcionistas, garçons, camareiras, chefes de cozinha, etc.
Mas a pergunta que não quer calar: esses novos hotéis sobreviverão após esses mega eventos? O que podemos dizer é que toda a cadeia hoteleira passará por um grande desafio, pois a sobrevivência em meio a esse novo ambiente de grandes hotéis, de redes internacionais, de alto padrão de serviço e maior oferta, será certamente um período de maior desafio para os hotéis menores e sem o apoio de uma bandeira internacional. A cada um deles, será necessário criar estratégias para captação de hóspedes e trabalhar em conjunto na captação e fomento de eventos para os seus espaços. Além disso, o aumento da oferta fará com que a excelência do serviço de uns se sobressaia perante outros, selecionando o produto mais adequado para cada tipo de público na cidade.

[1] Levantamento da situação hoteleira das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo 2014.
[2] Agência de Promoção de Investimentos do Rio de Janeiro.
[3] Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro.

Por Paulo Ricardo Costa - Monitor de Organização e Funcionamento de Meios de Hospedagem


Referências:

Portal 2014. Site Oficial da Copa do Mundo no Brasil. Disponível em: <http://www.portal2014.org.br>. Último acesso em setembro de 2012.

Rede Windsor. Disponível em:< http://www.windsorhoteis.com.br/>. Último acesso em setembro de 2012.

Rio Negócios Business. Estado do Rio de Janeiro. Disponível em:<http://rio-negocios.com/cidade-vai-ganhar-85-hoteis-com-17-mil-quartos-a-tempo-das-olimpiadas/>. Último acesso em setembro de 2012.

Rio 2016. Site Oficial dos Jogos Olímpicos no Brasil. Disponível em: <http://www.rio2016.org/>. Último acesso em setembro de 2012.

RIOTUR. Governo do Rio de Janeiro. Disponível em:<http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur>. Último acesso em: setembro de 2012.

SENAC São Paulo. Disponível em:<http://www.sp.senac.br/placardahotelaria>. Último Acesso setembro de 2012.

Starwood Hotels and Resorts. Disponível em <http://www.starwoodhotels.com/>. Último acesso em setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário