Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Turismo de natureza


A diversificação da oferta turística mundial em relação às tendências da demanda, entre outros fatores, ocasiona a expansão do mercado e o surgimento e consolidação de variados segmentos turísticos. A segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda (OMT, 2001).
Um desses segmentos turísticos é o turismo de natureza, o qual é o foco desta matéria. Nos últimos anos a preocupação pelos problemas ambientais cresceu muito, estimulando turistas a entrarem “em contato” com a natureza e utilizar todo seu potencial, nem sempre de forma correta, prejudicando o meio ambiente. Porém, quando se trata de um turismo bem planejado, transforma-se em um interessante fator de desenvolvimento econômico, cultural e político para a região em que está sendo implantado.
Desse modo, as relações de hospitalidade que se estabelecem entre os grupos de turistas, pertencentes a diversas culturas, com a região que os recebe são um dos resultados da atividade turística. Com isso, a partir do momento que essas relações se desenvolvem dentro de padrões de respeito, mantendo compromissos com o futuro tanto da região receptora quanto do meio ambiente, há o estabelecendo da interação e acolhimento entre ambas as partes. 
De acordo com McKercher (2002), no termo turismo de natureza pode-se incluir uma enorme variedade de tipos de turismo, dentre eles o ecoturismo, o turismo rural, turismo de observadores de pássaros ou de baleias, turismo de safáris fotográficos, turismo de aventura, turismo sustentável e outras formas de turismo envolvendo o meio ambiente. Com relação ao turismo de natureza, o ambiente natural se constitui na principal base de desenvolvimento e sustentação.
                                 Fonte: Google Imagens

É cada vez mais comum todas essas segmentações de turismo citadas no parágrafo anterior serem rotuladas como ecoturismo. Entretanto, o termo turismo de natureza é mais abrangente, englobando todos esses tipos de turismo. Já o ecoturismo tem como definição, de acordo com a OMT (2004), ser um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
O interesse global por temas ambientais fez crescer o desejo das pessoas de experimentar atrações ao ar livre. O anseio por um estilo de vida mais saudável instigou uma parcela de turistas a abandonar as tradicionais férias de sol, areia e mar por alternativas que englobassem o meio ambiente.
Existem vários exemplos do turismo de natureza englobando outros segmentos. Como exemplo, temos o turismo rural que consiste em um tipo de turismo que explora o meio rural, tendo como principal atrativo a forma de vida na zona rural. Esse tipo de turismo ocorre em fazendas onde há uma produção agropecuária ativa, possibilitando um contato direto do turista com a cultura e o dia-a-dia de uma fazenda.
                              Fonte: Google Imagens

Outro exemplo a ser mencionado é o caso do turismo de aventura, o qual turismo de natureza também abarca. No turismo de aventura o turista busca atividades radicais, de aventura, com caráter recreativo. Esse tipo de turismo pode ocorrer em qualquer espaço, seja ele urbano, rural, natural ou construído. Porém, a grande procura é por atividades que envolvam a natureza, como o rapel, arvorismo, trekking, rafting, off-road, asa delta, balonismo, parapente, tirolesa, escalada, bungue jump e uma série de outras atividades que proporcionem uma sensação de aventura em meio natural. Vale ressaltar que essa tipologia de turismo está muito ligada ao interesse e necessidade da população buscar uma sensação de liberdade, fugindo assim da correria das cidades.
                              Fonte: Google Imagens

Portanto, é de consenso que o turismo de natureza quando mal explorado pode deixar sequelas graves ao meio ambiente, como o fim de recursos naturais, que são essenciais não só para o turismo, mas para toda a sociedade em geral, poluição de fontes de águas minerais, desmatamento de florestas, extinção de animais, além de uma série de outros danos. Logo, não só o turismo de natureza, mas também outras segmentações de turismo devem ser desenvolvidas de maneiras responsáveis, havendo sempre um monitoramento e planejamento das regiões e áreas receptoras da prática turística.

Flora Thamiris R. Bittencourt
Monitora de Hospitalidade
Referências:

FARIA, Dóris Santos de; CARNEIRO, Kátia Saraiva. Sustentabilidade ecológica no turismo. Brasília: UnB, 2001.

McKercher, Bob. Turismo de natureza: planejamento e sustentabilidade. São Paulo: Contexto, 2002.

OMT. Introdução ao turismo. São Paulo: Rocca, 2001.

OMT. Desenvolvimento sustentável do ecoturismo. São Paulo: Rocca, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário