Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Turismo Social: Iniciativas e Realidade


    É de conhecimento geral o crescimento de um segmento em particular do fenômeno turístico denominado ``turismo social´´.Tal crescimento se justifica por diversas razões,a primeira delas é o próprio crescimento do turismo como atividade e fenômeno social,a importância governamental cada vez maior dada ao segmento e o crescimento de uma consciência (tanto de âmbito governamental quanto da sociedade) relacionada ao desenvolvimento sustentável e da igualdade social.
  Segundo o Mtur (Ministério do Turismo) tal segmento da atividade turística é caracterizado por ``[...]conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão´´.
  O caráter do Turismo,por si só,é propiciador e/ou incentivador das relações sociais,do encontro consigo mesmo,da hospitalidade.Mais do que uma atividade econômica,o turismo é potencializador  da redução das diferenças (sociais e econômicas) e o turismo social se mostra como uma modalidade ou alternativa mais próxima ao desenvolvimento local,principalmente em comunidades ribeirinhas,quilombolas,rurais e etc..(e isto se dá em diversos quesitos que o termo,na atualidade,incorpora).
  No Brasil,no entanto,o principal operador de turismo social é o SESC (Serviço Social do Comércio) e o mesmo,em sua website do estado de Alagoas,define suas atividades neste âmbito com o intuito de ``[...] favorecer a incorporação de pessoas de baixa renda ao movimento turístico, em especial aos trabalhadores do comércio de bens e serviços e seus dependentes.´´
  Nota-se uma intencionalidade de abrangência muito limitada,por parte da instituição,uma vez que restringe o escopo do projeto a ``trabalhadores do comércio´´.Além disso é questionável a denominada ``incorporacão de pessoas de baixa renda ao movimento turístico´´.Tal segmento,em tese,promoveria além da inclusão de pessoas de baixa renda não apenas ao ``movimento turístico´´ mas a sua fruição,a possibilidade de contato com diferentes culturas e realidades e a compreensão das mesmas.Também é suprimida a questão ambiental,fundamental para a compreensão do papel da ação humana em sociedade nas contingências atuais.
  Na mesma webpage,cita-se: ``[...]mais do que a simples oferta de excursões e passeios, o turismo social é pautado por valores como democracia, exercício da cidadania, inclusão, acessibilidade e solidariedade, garantido que sua clientela principal – o comerciário e seus dependentes – tenha acesso a todas as atividades oferecidas., através da prática de preços justos, abaixo do mercado hoteleiro.´´.Neste trecho,nota-se parcialmente um correto posicionamento no que se refere ao turismo social.No entanto,novamente é bastante limitado a abrangência das intenções,além de apenas restringir o fator de inclusão ao âmbito comercial da atividade turística.
  Não se pode julgar as intencionalidades da instituição SESC,pois pela sua história e pelo seu papel junto ao comércio e o setor de serviços tais medidas e ações são mais do que esperadas.Há realmente um esforço parcial no que se refere ao turismo social.
  Mas estas medidas e ações não podem ser tomadas tão somente por entidades e/ou instituições.A OMT (Organização Mundial do Turismo) em seu preâmbulo  e sétimo artigo menciona que "(...) [3] o turismo social, e em particular o turismo associativo, que permite o amplo acesso ao lazer, às viagens e às férias, deveria ser desenvolvido com o apoio das autoridades públicas; [4] o turismo familiar, de jovens, de estudantes, da terceira idade e de deficientes deveria ser encorajado e facilitado".
  O Governo Federal (juntamente com o Ministério do Turismo) tem desenvolvido alguns programas específicos,discussões e iniciativas no sentido de promover o turismo social em comunidades costeiras,indígenas e quilombolas..ainda que de forma incipiente.
  Concluímos que a participacão do governo com políticas públicas integradas validam o denominado turismo social.A intencionalidade desta modalidade de turismo não pode ser efetivada e/ou compreendida sem a atuação do mesmo,uma vez que o turismo é um fenômeno multifacetado o qual diversas variáveis estão presentes (as quais muitas destas dependentes do poder público).Além disso,o Estado deve agir como mediador com relação a iniciativa privada,para que haja um equilíbrio entre benefícios e interesses ligados ao setor privado e público,equiparando e abrangendo de forma adequada e completa esta modalidade turística.

Rubens Leon de Lima Barreto
Monitor da disciplina Estudos Antropológicos do Turismo.

Citações e Webgrafia

ORGANIZACÃO MUNDIAL DO TURISMO,Código Mundial de Ética do Turismo,Chile,1999.

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