Os monitores de Turismo de 2012 têm o prazer de continuar com o blog, que foi uma ideia inspiradora e que deve ser mantida. Por isso, mesmo com a greve, estaremos trazendo notícias do trade e do fenômeno turístico em si, pensando sempre na interdisciplinaridade.

- Jéssica Souza 17/08/2012


É com muito orgulho que os monitores do curso de Turismo do ano de 2011 darão continuidade à louvável iniciativa dos monitores do ano anterior. Que a monitoria do Turismo seja marcada pela qualidade, pela seriedade e pelo compromisso com o ensino.

- João Freitas 13/05/2011

Este blog se destina aos estudiosos, curiosos ou simplesmente simpatizantes do Turismo. Elaborado por nós, monitores do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense, pretendemos com ele, levar você, leitor ao conhecimento dos eventos atuais no turismo e ainda te despertar para a análise da prática deste fenômeno, saindo do senso comum presente muitas vezes na teoria acadêmica, nos discursos políticos ou mesmo na "boca do povo".

Até de forma um pouco contraditória, te convidamos a parar um pouco para pensar sobre esta que é uma das atividades mais movimentadas e movimentadoras do mundo.

Não há nada mais agradável do que falar de viagens, não é mesmo? Então seja muito bem-vindo e vamos juntos monitorar o turismo!

- Aline Luz 22/09/2010

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As declarações dos nossos candidatos


Que a chegada dos próximos eventos esportivos provocou novo fôlego no setor turístico, ninguém duvida. A possibilidade de crescimento econômico, geração de emprego e visibilidade internacional crescente aliada a empolgação natural que o brasileiro tem com o futebol principalmente e também com os demais esportes, é uma combinação no mínimo interessante para os dircursos de nossos candidatos à Presidência da República.

O Conselho Nacional de Turismo já fez a sua parte, como mostrado em post anterior. Formulou o documento referencial para o turismo para os próximos anos, cuidando para que as descontinuidades que normalmente acontecem, principalmente quando há troca de governo para partidos de posições opostas, não ocorram. Se tratando de um momento delicado no turismo brasileiro, investimentos na infraestrutura turística e nos transportes não são uma escolha de governo e por isso, neste tema, petitas e tucanos parecem concordar.

Contudo, além deste tema quase que obrigatório, o que nossos candidatos tem falado sobre o turismo, além dos eventos?

No mês de setembro o candidato José Serra do PSDB, declarou que o Brasil não possui políticas de governo que de fato desenvolvam o setor. Além disso, disse que pretende incentivar o turismo religioso, que segundo o candidato, "é importante para a espiritualidade da nossa sociedade, para o emprego, para a atividade econômica e para valorizar a sociedade brasileira”. Ele ainda tem junto a si o candidato a vice-presidente Índio da Costa que durante sua carreira política já teve envolvimento em comissões de turismo junto à Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. A candidata do PT, Dilma Rousseff, vem ao longo de sua candidatura repetindo a importância do setor na economia brasileira e em coletiva recente falou sobre o grande potencial natural do país para atrair turistas "de todos os cantos do mundo", e se mostrou interessada em incentivar a "indústria do Turismo". O que parece comum aos dois candidatos, é a manutenção do Ministério do Turismo criado no governo Lula e considerado um importante marco na história das Políticas Públicas de Turismo do país.

Equivocadas, superficiais, absurdas ou não, o fato é que no próximo dia trinta e um de outubro, um deles será eleito para ocupar a cadeira presidencial nos próximos quatro anos, e já que estamos em ritmo de Copa do Mundo, fica a nossa torcida para que além de suas declarações, suas ações sejam favoráveis ao desenvolvimento de um turismo que cresça não só em prol de grandes eventos, gere mais do que "emprego e renda" e vá além de 2016.


Fontes:




2 comentários:

  1. Vamos torcer para que aquilo que foi conquistado até agora se mantenha e não se desfaça em uma canetada por questões partidárias e que o que ainda não foi alcançado possa se desenvolver nesse novo ciclo...

    ResponderExcluir
  2. Um bis para o que a Natasha disse e Clarice para Presidência em 2014 ahahaha :p

    ResponderExcluir